ESDEC Ministra Curso na Marinha

No dia 02 de agosto de 2017 a Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro ESDEC, ministrou instrução sobre Abrigos Temporários na Escola de Saúde da Marinha do Brasil para vinte e quatro militares do Curso Expedito de Enfermagem Operativa 1/2017, no complexo do Hospital Naval Marcílio Dias.

Entre as temáticas desenvolvidas pelo instrutor Fernando Costa, destacamos: especificidades do abrigo temporário, a Lei 12.608 Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, biossegurança, riscos à saúde relacionados aos abrigos, Projeto Esfera e Normas Mínimas de Resposta a Desastres entre outros.

Segundo o Ten Cel Marcio Romano, diretor da ESDEC, o curso procurou enfatizar a importância do Abrigo Temporário, como ferramenta complementar de redução de riscos nas operações de resposta a desastres, onde se fizer necessário o emprego das Forças Armadas em missões de ajuda humanitária no exterior ou em apoio ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

O superintendente operacional da SEDEC-RJ ratifica a importância da integração das instituições.  - Cabe destacar o importante papel da enfermagem operativa nessas missões, que contribuem sempre para reduzir o sofrimento humano, nos eventos adversos, diz o Cel Marcelo Hess.