SEDEC Promove Curso Para Orientação de Desastres

Programa capacitou t√©cnicos para casos de decreta√ß√£o do estado de calamidade p√ļblica e situa√ß√£o de emerg√™ncia

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ), por meio da Escola de Defesa Civil (Esdec), realizou entre os dias 16 e 20 de outubro, o Curso Instrumental de Avaliação de Danos (CIAD). O evento aconteceu na sala de capacitação da escola, na Praça da Bandeira.

O objetivo do curso √© capacitar e habilitar os t√©cnicos que trabalham nas coordenadorias municipais e estaduais de Defesa Civil e outras institui√ß√Ķes quanto ao correto preenchimento do Formul√°rio de Informa√ß√Ķes do Desastre (FIDE). O documento √© necess√°rio sempre que h√° situa√ß√Ķes de emerg√™ncia no munic√≠pio.¬†

De acordo com o superintendente operacional da Sedec-RJ, coronel Bruno Braga, quanto mais precisas as informa√ß√Ķes contidas no relat√≥rio, mais r√°pido os processos poder√£o ser avaliados.

¬†- O que facilita o reconhecimento e a posterior homologa√ß√£o de uma situa√ß√£o de emerg√™ncia ou estado de calamidade p√ļblica do munic√≠pio. Dessa forma, a cidade pode ser beneficiada com recursos do governo federal.¬†As informa√ß√Ķes contidas no formul√°rio dizem respeito a danos materiais, humanos, ambientais e preju√≠zos econ√īmicos e sociais ‚Äď complementou.

Na ocasião, o curso recebeu a visita do secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Roberto Robadey, que enalteceu a participação dos representantes presentes.

- Fico muito feliz com a atua√ß√£o de todos nesta sala de capacita√ß√£o. Tudo que se aprende aqui vai ser importante para salvar uma vida. Tive a experi√™ncia de vivenciar um desastre em 2011, em Friburgo, e sei que uma excelente prepara√ß√£o faz a diferen√ßa na gest√£o do desastre. Por isso, desejo sucesso a todos neste curso ‚Äď disse o secret√°rio.

O CIAD tem carga-hor√°ria de 40 horas e reuniu integrantes da Esdec, do DGDEC, das coordenadorias regionais das √°reas Metropolitana, Serrana, Baixada Fluminense, Capital, Costa Verde, Litor√Ęnea e Norte. Participaram tamb√©m representantes das Defesas Civis dos munic√≠pios de Casimiro de Abreu, Volta Redonda, Pinheiral, Cachoeiras de Macacu, Carmo, Mangaratiba, Nova Friburgo, Paracambi, Itabora√≠, Barra do Pira√≠, da Secretaria de Planejamento de Itaperuna e da Escola Nacional de Sa√ļde P√ļblica.

Fonte: Assessoria de Comunicação .