SEDEC Realiza Encontro Sobre Plano de Redução de Risco de Desastres

Reuni√£o consistiu em orienta√ß√Ķes para representantes de defesas civis de 16 munic√≠pios¬†

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec-RJ) realizou, no dia 17 de outubro, um encontro sobre o Programa Estadual para a Redução de Risco de Desastres em apoio aos municípios. O evento reuniu 16 coordenadorias de defesas civis do estado e abordou diretrizes para a efetivação dos exercícios simulados e de elaboração de planos contingenciais de proteção e Defesa Civil.

Representantes de Nova Friburgo, Teres√≥polis, Petr√≥polis, Bom Jardim, S√£o Jo√£o de Meriti, Duque de Caxias, Queimados, Niter√≥i, S√£o Gon√ßalo, Angra dos Reis, Mangaratiba, Areal, Barra do Pira√≠, Mag√©, Tangu√° e Rio de Janeiro participaram da reuni√£o. A programa√ß√£o contou, ainda, com a participa√ß√£o da procuradora de justi√ßa do Minist√©rio P√ļblico do Estado Rio de Janeiro (MPRJ), Denise Tarin. A profissional ministrou palestra¬†¬†sobre o projeto Morte Zero, gerenciado pelo¬†Instituto de Educa√ß√£o e Pesquisa (IEP) do MPRJ.

Outras palestras de orienta√ß√£o¬†aos munic√≠pios tamb√©m foram realizadas pelos¬†√≥rg√£os de Defesa¬†Civil do estado.¬† A Subsecretaria de Estado da Defesa Civil falou sobre planejamento do exerc√≠cio simulado; a¬†Superintend√™ncia Operacional abordou o cart√£o de pagamento de Defesa Civil; o Departamento Geral de Defesa Civil orientou sobre a mobiliza√ß√£o preventiva e de resposta¬†√†s¬†emerg√™ncias com sistema de alerta e alarme comunit√°rio para chuvas e inunda√ß√Ķes. J√° a¬†Escola de Defesa Civil ficou respons√°vel pelos processos de forma√ß√£o e prepara√ß√£o de agentes para reduzir o risco de desastres. O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres focou na apresenta√ß√£o das atividades da unidade com o foco na emiss√£o de alertas¬†e alarmes.

Fonte: Assessoria de Comunicação.