Defesa Civil do Estado Promove Capacitação do Norte / Noroeste.

Instrução focou na resposta a desastres naturais

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) concluiu mais uma fase do Programa de Capacitação em Proteção e Defesa Civil, em parceria com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec-MI). Entre os dias 25 e 29 de setembro, 36 agentes de 13 municípios da Região Norte/Noroeste foram capacitados para atuar na redução dos riscos de desastres no estado.

A atua√ß√£o conjunta entre os governos estadual e federal tem como objetivo o fortalecimento do Sistema Nacional de Prote√ß√£o e Defesa Civil. O treinamento, realizado pela Escola de Defesa Civil (Esdec), contemplou Campos dos Goytacazes, S√£o Francisco de Itabapoana, S√£o Jo√£o da Barra, S√£o Fid√©lis, S√£o Jos√© de Ub√°, Itaperuna, Cambuci, Laje do Muria√©, Varre-Sai, Miracema, Santo Ant√īnio de P√°dua, Bom Jesus do Itabapoana e Itaocara.

Entre os assuntos abordados pelo programa est√£o: no√ß√Ķes b√°sicas de prote√ß√£o e defesa civil; elabora√ß√£o de plano de conting√™ncia; gerenciamento de desastres, decreta√ß√£o e reconhecimento federal e gest√£o de recursos federais; recursos para reconstru√ß√£o; e Sistema Integrado de Informa√ß√£o sobre Desastres (S2ID).

‚Äď A Sedec-RJ est√° em prepara√ß√£o continuada com a Sedec-MI nas a√ß√Ķes que v√™m sendo desenvolvidas no pa√≠s. O objetivo √© que estejamos prontos e engajados com as diretrizes nacionais, com foco principal na redu√ß√£o do risco de desastres no estado ‚Äď afirmou o superintendente operacional da secretaria, coronel Bruno Braga.

Na ocasi√£o, recepcionado pelo coordenador regional, tenente-coronel Joelson, o superintendente operacional visitou as instala√ß√Ķes da Regional de Defesa Civil (REDEC‚ÄďNorte) e aproveitou para falar sobre as a√ß√Ķes educativas que est√£o implementando naquela regi√£o.