Defesa Civil - RJ Lança Rede Estadual de Voluntários

Sistema re√ļne ag√™ncias que atuam de forma humanit√°ria em prol da redu√ß√£o de riscos de desastres

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec-RJ) lan√ßou, neste s√°bado (16.12), a Rede Estadual de Volunt√°rios de Prote√ß√£o e Defesa Civil, batizada de REDE SALVAR. A iniciativa vai integrar, em um √ļnico sistema, todas as ag√™ncias que atuam de forma humanit√°ria, em prol da redu√ß√£o de riscos de desastres, no territ√≥rio fluminense. O evento aconteceu no Quartel Central do Corpo de Bombeiros RJ, no Centro do Rio.

- Esta √© a maior rede de volunt√°rios de Defesa Civil do Brasil. Estamos criando uma grande teia de pessoas dispostas a colaborar em situa√ß√Ķes de desastres - afirmou o subsecret√°rio de Estado de Defesa Civil, coronel Marcelo Hess.

A REDE SALVAR est√° hospedada em uma plataforma web, que ser√° disponibilizada gratuitamente para todos os munic√≠pios. √Č um ambiente de cadastro e gerenciamento do voluntariado do Rio de Janeiro.

- Fazer parte desse projeto, al√©m de ser um ato humanit√°rio, proporciona benef√≠cios para toda a popula√ß√£o. O Sistema de Defesa Civil se fortalece ao capacitar, treinar e trocar experi√™ncias com o cidad√£o, tornando-o apto para o pronto emprego em uma situa√ß√£o real de necessidade ‚Äď refor√ßou o coronel Hess.

Grupos como a Cruz Vermelha Brasileira, a Legi√£o da Boa Vontade (LBV), a ONG Save The Children, Jipeiros, Escoteiros e a Rede de Radioamadores, entre outros que comp√Ķem o servi√ßo, participaram da solenidade.