Estado solicita recurso federal para obras de danos causados pelas chuvas em Resende e Itatiaia

AGULHAS NEGRAS

Os municípios de Resende e Itatiaia, na região das Agulhas Negras, devem integrar a relação de municípios fluminenses beneficiados com recursos federais para utilizar na recuperação de áreas afetadas pelas chuvas. No sábado, dia 10, o Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou que vai publicar, nesta terça-feira, 13, o decreto para solicitar ao Ministério da Integração recursos para a recuperação de cidades fluminenses atingidas pelas chuvas.

O anunciou foi feito pelo secret√°rio da Casa Civil e Desenvolvimento Econ√īmico, Christino √Āureo, que vistoriou, ao lado do presidente da C√Ęmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do ministro da Integra√ß√£o, Helder Barbalho, √°reas afetadas por deslizamentos e alagamentos em Petr√≥polis, na Regi√£o Serrana. ‚ÄúA partir da publica√ß√£o do decreto, vamos pleitear junto ao Minist√©rio recursos para a recupera√ß√£o de rodovias estaduais, encostas e tamb√©m para o apoio aos munic√≠pios prejudicados, mesmo que as prefeituras tamb√©m apresentem seus decretos emergenciais. Hoje, entregamos ao ministro Helder Barbalho a lista das estradas estaduais afetadas, como a Uni√£o Ind√ļstria, em Petr√≥polis, a que mais sofreu com a chuva da √ļltima semana‚ÄĚ, disse Christino √Āureo.

Nesta segunda-feira, 12, o Grupo de Gest√£o de Crise do governo estadual estar√° reunido para compilar os dados coletados pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e Secretaria de Agricultura. Al√©m de Itatiaia e Resende, o decreto beneficiar√° cidades como Petr√≥polis, Areal, S√£o Jos√© do Vale do Rio Preto, Maca√© e Concei√ß√£o de Macabu. Munic√≠pios do Noroeste Fluminense atingidos pelas cheias dos rios de Minas Gerais tamb√©m devem ser contemplados. ‚ÄúO preju√≠zo nas rodovias atingidas pelas chuvas soma inicialmente R$ 75 milh√Ķes. Al√©m disso, o levantamento inclui tamb√©m as perdas do setor de agricultura, j√° que muitas lavouras foram devastadas‚ÄĚ, explica o secret√°rio da Casa Civil, que ter√° reuni√£o ainda nesta segunda-feira, 12, com o presidente da C√Ęmara e o ministro da Integra√ß√£o, em Bras√≠lia.

A√á√ēES EMERGENCIAIS

O Governo do Rio est√° realizando a√ß√Ķes emerg√™ncias em rodovias. Uma das estradas mais atingidas, a RJ-134, na altura do distrito de Posse, em Petr√≥polis, onde houve deslizamento de encostas, os trabalhos do DER tem previs√£o de in√≠cio na manh√£ desta segunda-feira, porque ainda h√° movimenta√ß√£o de terra no local.

Em Resende, na região de Visconde de Mauá, o DER trabalha em vários pontos da estrada que liga a Via Dutra, na altura de Itatiaia ao distrito resendense. Na cidade de Macaé, a localidade de Trapiche, no distrito de Glicério, na altura da RJ-162, receberá obras de recuperação. Uma ponte na localidade terá sua estrutura reforçada. Em Conceição de Macabu, também no Norte Fluminense, o Estado vai apoiar a recuperação de estradas municipais.

Fonte: https://avozdacidade.com