Comitiva Internacional Visita a Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro

Representantes de pa√≠ses asi√°ticos conheceram as a√ß√Ķes realizadas no territ√≥rio fluminense

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) recebeu a visita, no dia 19 de junho, de representantes de ag√™ncias governamentais do Nepal e da Tail√Ęndia. O encontro, que aconteceu no Complexo do Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC), na Pra√ßa da Bandeira, teve como objetivo a troca de experi√™ncias e apresenta√ß√Ķes de a√ß√Ķes de Prote√ß√£o e Defesa Civil.

Na ocasião, foram apresentadas as atividades desenvolvidas pela Sedec-RJ, por meio do DGDEC, da Escola de Defesa Civil (Esdec), do Centro Estadual de Gerenciamento de Emergência Nuclear (CESTGEN), do Centro Estadual de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) e do Centro Estadual de Administração de Desastres (CEsTAD).

De acordo com o diretor da Esdec, coronel M√°rcio Romano, o grupo veio em busca de informa√ß√Ķes sobre as a√ß√Ķes desenvolvidas com foco na redu√ß√£o do risco de desastres. Os asi√°ticos tamb√©m realizaram um estudo do evento ocorrido na Regi√£o Serrana em 2011.

Para o superintendente operacional da Sedec-RJ, coronel Bruno Braga, esse tipo de interc√Ęmbio fortalece ainda mais as rela√ß√Ķes do Brasil com os outros pa√≠ses por meio do cooperativismo.

- Entendemos que a nossa expertise, principalmente com as experi√™ncias adquiridas¬†com o desastre na Regi√£o Serrana, em 2011, os auxiliar√° bastante na aplica√ß√£o dos conhecimentos em suas regi√Ķes ‚Äď afirmou.

O oficial disse ainda que este tipo de interação é importante para que os profissionais em Proteção e Defesa Civil aprimorem a cultura de prevenção e aumentem a resiliência frente aos momentos adversos.