Sedec-RJ apresenta balanço de ocorrências de Defesa Civil nos 92 municípios do estado

Dados fornecem panorama de ameaças que atingiram as cidades no verão

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) divulgou, esta semana, um balan√ßo¬†com as principais ocorr√™ncias dos 92 munic√≠pios do Estado do Rio de Janeiro durante¬†o¬†ver√£o.¬†O¬†objetivo da compila√ß√£o¬†dos dados √© ter um panorama de amea√ßas que atingiram as cidades como deslizamentos, desabamentos, inunda√ß√Ķes, enxurradas, entre outros. Tamb√©m constam no relat√≥rio¬†o¬†n√ļmero de vistorias solicitadaspara¬†riscos geol√≥gicos e decreta√ß√£o¬†de situa√ß√Ķes de emerg√™ncia.

Segundo¬†o¬†diretor do Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC), coronel Silva Costa,¬†as informa√ß√Ķes foram reunidas pelos¬†coordenadores municipais de Defesa Civil e abrangem¬†o¬†per√≠odo de dezembro de 2017 a mar√ßo¬†de 2018.

¬†- Os n√ļmeros nos mostram quais cidades foram afetadas por tipo de ocorr√™ncia. Dessa forma, conseguimos ter uma vis√£o¬†geral da regi√£omais impactada e das ocorr√™ncias mais freq√ľentes em cada localidade.¬†¬†

Amea√ßas¬†- Entre os campe√Ķes de registros de deslizamentos est√£o¬†capital (316), Petr√≥polis (277) e Cachoeiras de Macacu (107). No quesito alagamento, Nova Igua√ßu contabilizou um total de 75 ocorr√™ncias, seguido de S√£o¬†Pedro d`Aldeia¬†¬†(52) e Campos dos Goytacazes (50).¬†¬†Itaperuna, S√£o¬†Jo√£o¬†da Barra, Valen√ßa, Itatiaia, Barra do Pira√≠, Sumidouro, entre outros, est√£o¬†na lista dos munic√≠pios que tiveram situa√ß√£o¬†de emerg√™ncia decretada.

O¬†balan√ßo¬†mostra, ainda, em n√ļmeros, as atividades dos agentes da Defesa Civil Estadual no que diz respeito a quesitos como apoio em eventos na preven√ß√£o¬†e prepara√ß√£o; comunica√ß√£o¬†de riscos de desastres √†s ag√™ncias municipais de Defesa Civil; realiza√ß√£o¬†de exerc√≠cios simulados; mobiliza√ß√£o¬†de recursos humanos, apoio log√≠stico, bem como assessoria t√©cnica nos processos de decreta√ß√£o¬†de situa√ß√£o¬†de emerg√™ncia.

De acordo com¬†o¬†subsecret√°rio de Defesa Civil do estado, coronel Marcelo¬†Hess,¬†esse mapa favorece direcionamento de a√ß√Ķes e estrat√©gias em apoio √†s Defesas Civis municipais.¬†

¬†- A √©poca agora √© de estiagem. E manter esta estreita rela√ß√£o¬†com as prefeituras √© fundamental. Nossos coordenadores regionais trabalham diariamente¬†para¬†obten√ß√£o¬†do "feedback" quanto aos n√≠veis de abastecimento de √°gua das regi√Ķes, por exemplo. Assim, vamos acompanhado os est√°gios de normalidade e aten√ß√£o¬†e dando suporte em caso de crise ‚Äď contextualizou¬†Hess.