Governo do Estado

√ďrg√£os Subordinados

DGDEC

O Departamento-Geral de Defesa Civil, é um órgão subordinado à estrutura da SUOP, sediado próximo a Estação de Trem D. Leopoldina, Zona Norte do Rio de Janeiro.

O DGDEC tem as seguintes atribui√ß√Ķes:

Emitir parecer t√©cnico sobre os relat√≥rios e pleitos relativos √†s Declara√ß√Ķes de Situa√ß√£o de Emerg√™ncia (SE) e de Estado de Calamidade P√ļblica (ECP);
Coordenar e controlar a distribui√ß√£o de suprimento √†s popula√ß√Ķes atingidas por desastres, em articula√ß√£o com os √ďrg√£os integrantes do Sistema Estadual de Defesa Civil (REDEC e CODEC);
Propiciar apoio técnico às Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDEC);
Colaborar na forma√ß√£o de banco de dados e mapa de for√ßa dos recursos dispon√≠veis em cada √≥rg√£o ou entidade, para a√ß√Ķes preventivas, de socorro, assist√™nciais recuperativas e minimiza√ß√£o de danos;
Mobilizar os recursos humanos e materiais para responder aos desatres;
Oferecer suporte à elaboração de planos operacionais de Defesa Civil e
Desenvolver a√ß√Ķes de respostas √†s emerg√™ncias, coordenando os diversos √≥rg√£os que formam o Sistema Estadual de Defesa Civil.

Para maiores detalhes, visite o SITE DO DGDEC


ESDEC

Criação
A Escola de Defesa Civil foi criada em 19 de dezembro de 2003 atrav√©s da Resolu√ß√£o SEDEC N¬ļ269

Justificativa
O avanço da ciência e da tecnologia gera impactos no desenvolvimento das sociedades e no meio ambiente, gerando o aumento da complexidade dos desastres associados à natureza e induzidos pelo ser humano.
A cria√ß√£o da Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (EsDEC), subordinada ao Instituto Tecnol√≥gico de Defesa Civil (ITDEC), visa contribuir de forma eficiente para a prote√ß√£o das comunidades, preparando-as para minimizar os riscos que sobre ela incidam, atrav√©s da redu√ß√£o de suas vulnerabilidades. Este √≥rg√£o de ensino tamb√©m coopera para a forma√ß√£o e capacita√ß√£o de profissionais ligados √† √°rea de Defesa Civil de forma que possibilite um melhor planejamento e gerenciamento de a√ß√Ķes coordenadas de resposta.

Objetivo
Capacitar profissionais dos diversos √≥rg√£os estaduais e municipais de Defesa Civil que atuam, principalmente, como gestores de riscos e de a√ß√Ķes operacionais de Defesa Civil.
Promover junto √†s entidades n√£o governamentais, comunidades em risco, associa√ß√Ķes comunit√°rias, clubes de servi√ßos e segmentos estudantis, no√ß√Ķes de gest√£o de riscos e defesa civil, conscientiza√ß√£o acerca das amea√ßas e participa√ß√£o em programas de redu√ß√£o de vulnerabilidades.

Acesse a p√°gina da ESDEC para conhecer os cursos oferecidos na √°rea de Defesa Civil.


CSRC

A Coordenação do Serviço de Recolhimento de Cadáveres (CSRC) tem a seguinte atribuição:

Agilizar o atendimento do servi√ßo de recolhimento de cad√°veres, fazendo remo√ß√Ķes para o Instituto M√©dico Legal de refer√™ncia, logo ap√≥s sua libera√ß√£o por autoridade competente.

Compartilhe esta notícia

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn